quarta-feira, 13 de junho de 2012

O dia da brincadeira










Por Marta E. Muniz

Você acha que brincadeira é coisa boba? Está enganado, brincadeira é coisa séria!

Experimenta retirar da mão de uma criança, o brinquedo que ela mais gosta.
O título “o dia da brincadeira” parece forçado mais é um fato consumado na cidade de Araraquara que é a Primeira cidade a oficializar o "Dia do Brincar"
como lei municipal. O evento foi incluído no calendário oficial do município através do projeto de lei de autoria do vereador José Carlos Porsani, aprovado pela Câmara Municipal em 2008.

E o tema se torna mais sério ainda quando conhecemos a ABBri - Associação Brasileira de Brinquedotecas que é uma associação filantrópica de caráter cultural e educacional. Formada por uma diretoria e conselho executivo, eles orientam pessoas que queiram aprender sobre formas e conceitos de brincar.
Eles formam brinquedistas, e suas ações variam entre a divulgação do conceito de Brinquedoteca, fornecem orientação para pessoas interessadas em montar Brinquedotecas; Promovem cursos para a conscientização do valor do brinquedo no desenvolvimento infantil, para organização de Brinquedotecas, para preparação de profissionais especializados e para a orientação educacional aos pais e familiares entre muitas outras ações.
Nos dias atuais onde existe tanta tecnologia ao alcance das crianças o que as torna mais reclusa, a ideia de brinquedoteca vem com o ideal de deixá-las em um espaço onde elas possam interagir com outras crianças, e a partir desse convívio saudável compartilhar dos mesmos brinquedos e brincadeiras, aprender a conviver em sociedade são os fundamentos mais básicos e necessários para qualquer criança.
Literalmente, ela aprende brincando, conceitos que levará para o resto da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário